RECICLAGEM

aquecedor solar reciclado - 1:
Manual Sobre a Construção e Instalação do Aquecedor Solar Composto de Embalagens Descartáveis * Lixo Vira Água Quente Elaborado por: José Alcino Alano e Família Cidade:  Tubarão - Santa Catarina ...

aquecedor solar reciclado - 1


Manual Sobre a Construção e Instalação
do Aquecedor Solar
Composto de Embalagens Descartáveis

aquecedor solar

* Lixo Vira Água Quente

Elaborado por: José Alcino Alano e Família
Cidade:  Tubarão - Santa Catarina  
e-mail :  josealcinoalano@ibest.com.br

Somos conscientes das facilidades e conforto que toda essa gama de embalagens  nos proporciona, mas é visível o impacto ambiental que causam quando descartadas de maneira errada e irresponsável.
Com o propósito de dar um destino útil às embalagens pet , caixas tetra pak, bandejas de isopor, sacolas plásticas, etc., surgiu-nos a idéia de aplicá-las num aquecedor solar alternativo, em sintonia com nossa preocupação na adoção, sempre que possível, por sistemas ecologicamente corretos.

Em conseqüência dos resultados obtidos, com um projeto muito simples e barato, sentimos que poderíamos dar um destino coletivo, à implantação do mesmo.

Esperamos através dos textos, diagramas e fotos, repassarmos dentro das nossas limitações, todas as informações necessárias á construção e instalação do aquecedor .

Contamos com a criatividade  e boa vontade de todos, na aplicação e em melhorias no projeto, e que cada um adapte-o as suas necessidades. Sucesso !!

Cuidados especiais

Observação importante se faz necessária no cuidado que devemos ter no manuseio com as garrafas pet, caixas tetra pak, finalmente, com o lixo como regra.          
As precauções são quanto à procedência das embalagens,  com o propósito de evitarmos o contágio de doenças muito graves, um exemplo o contato com a urina de ratos, que causa  a leptospirose.

 Em caso de dúvidas informe-se junto à vigilância sanitária, secretaria de saúde de seu município ou com pessoas qualificadas sobre os cuidados que devemos ter.

Como funciona um Aquecedor Solar

* Circulação por termo sifão

* Circulação forçada

A circulação por termo sifão

O principio de funcionamento por termo sifão é o que melhor se adapta á sistemas simples, como ao nosso projeto.
Desde que, tenhamos a possibilidade de instalarmos o coletor solar com a barra superior do coletor, ligada ao retorno de água quente (9), sempre abaixo do nível inferior (fundo) da caixa ou reservatório, como indica o diagrama nº1, sendo o ideal 30cm o mínimo e no máximo 3m essa diferença. 

Diagrama nº 1

aquecedor solar reciclado


Essa diferença de altura é necessária para garantir a circulação da água no coletor, pela diferença de densidade entre a água quente e a fria, sendo que á medida que a água esquenta nas colunas do coletor, ela sobe para a parte superior da caixa ou reservatório, pressionada pela água fria, que por ser mais pesada flui para a parte inferior do coletor empurrando á água quente para a parte de cima da caixa ou reservatório.

Esse processo permanece enquanto houver radiação solar.
Efeito idêntico aos aquecedores convencionais do mercado com sistema termo sifão, diferenciando-se apenas nos materiais aplicados na sua fabricação.

continua...

ver todos os posts »