imoveis/organizacao-e-decoracao-de-estantes

Organização e Decoração de Estantes:
Estantes são ótimos móveis decorativos. São práticos, funcionais e com um preço bem em conta. E quando bem utilizados, são ótimos para a decoração e organização do espaço. E para utilizar bem o móvel você não precisa ser decorador, basta estudar bastante seu espaço, ler algumas dicas abaixo e esc...

Organização e Decoração de Estantes


Estantes são ótimos móveis decorativos. São práticos, funcionais e com um preço bem em conta. E quando bem utilizados, são ótimos para a decoração e organização do espaço. E para utilizar bem o móvel você não precisa ser decorador, basta estudar bastante seu espaço, ler algumas dicas abaixo e escolher o que mais se encaixa em sua casa ou escritório.

Qual Cor Utilizar? 

O dilema da cor da estante é compartilhado por diversos novos decoradores. São tantas disponíveis no mercado que a dúvida é completamente justificada. Uma regra simples já poderá eliminar alguns tons: use a regra do contraste. Parede clara pede móveis mais escuros, e vice versa. Logo, parede branca com estante branca é chique e moderna, mas deixa o visual altamente apático.

Para decorações mais modernas, o colorido é uma boa pedida. É bem charmoso em um escritório feminino utilizar uma estante rosa, por exemplo,ou ainda uma estante azul para um flat de homem solteiro. Na hora de utilizar cores, vale um pouco de criatividade e ousar bastante para aproveitar ao máximo o espaço.

qual-cor-usar-1

qual-cor-usar-2

qual-cor-usar-3

Estante Vazada é Moderna e Criativa

Estantes vazadas são modelos deste móvel que mais parecem encaixes de nichos. Não possuem fundo, por isso podem ser usadas de ambos os lados. Como utilizar? Depende de sua criatividade.

Vários decoradores ousam um pouco e usam tais estantes como divisor de cômodos de flats e pequenos apartamentos. Se não há parede entre quarto e sala, você pode utilizar uma estante para separar os dois ambientes. De um lado coloca os itens de uma sala, como livros e objetos decorativos e do outro pode utilizar o que desejar para seu uso no cômodo. Uma dica: preencha a sua parte da sala de livros, e acabará criando um fundo divertido com as folhas do outro lado e tira a visualização, podendo colocar na outra parte itens para seu uso em um quarto, como produtos de higiene pessoal e semelhantes.

Estantes vazadas são uma boa dica para flats porque elas deixam a luz passar para o outro lado. Não elimina a luminosidade, tanto natural como de um ambiente para o outro. Mas para ter este efeito não podem ser usados livros ou algo que preencha cada nicho por completo.

estante-vazada-e-moderna-e-criativa-1

estante-vazada-e-moderna-e-criativa-2

estante-vazada-e-moderna-e-criativa-3

Organize sua Coleção na sua Estante

Seja o que for, será melhor exposto quando organizado em uma estante. Os espaços servem para isso, como uma pequena exposição de museu. Pode ser uma coleção de miniaturas de carros, de livros, CDs, DVDs, de bonecos de personagens de HQ…enfim.

O espaço pode ser organizado por uma ordem só sua e conexão visual fácil, como apenas miniaturas de carros esportivos em cima e na segunda prateleira apenas carros de luxo. Ou ainda apenas personagens não conhecidos em bonecos, ou ainda sua louça em miniatura da índia…por que não? O que vale mesmo é utilizar o espaço para expor o que os outros não deixam.

organize-sua-colecao-na-sua-estante-1

organize-sua-colecao-na-sua-estante-2

organize-sua-colecao-na-sua-estante-3

Paredes Grandes são Facilmente Preenchidas com Estantes

E de forma bem prática e funcional. Uma parede anda vazia na sala? Use uma estante para criar a sua biblioteca particular, organizar itens de fácil acesso ou apenas decorar com objetos interessantes. Mas em tais casos a estante não pode:

  • Comprometer a mobilidade do espaço, por isso precisa ser mais curta, não tão larga quanto uma prateleira para livros e móveis
  • Ser alta e larga, ocupando a sua parede quase na totalidade. Não fica bacana uma estante curtinha em uma parede muito grande. Ela perde o senso estético e por ser desproporcional

No escritório todas as dicas acima são válidas em igual medida.

Estantes na Área de Serviço: Por Que Não?

O mais bacana da estante é sua possibilidade de visualizar todos os itens sem trabalho. Por isso você pode ser beneficiado por uma estante pequena e fina na sua área de serviço. Ela será seu pequeno estoque, deixando os itens à mostra em tempo integral. É mais fácil para visualizar seu estoque na hora da compra, para um uso rápido e ainda para manter o ar circulando. Em espaços úmidos, é uma boa pedida.

estantes-na-area-de-servico-por-que-nao-1

estantes-na-area-de-servico-por-que-nao-1

estantes-na-area-de-servico-por-que-nao-2

Crie Estantes Diferentes

Você não tem ideia da quantidade de objetos usados com possibilidade de se tornar uma ótima estante. Escadas velhas podem ganhar uma pintura nova e se tornar lindas estantes para vasos, ou ainda tábuas de passar sem uso se tornarem com encaixes pequenas prateleiras para itens domésticos. As possibilidades são diversas e você ainda ganha um móvel novo e sem gastar muito.

Estantes Para Plantas: Dão Vida e Charme ao Ambiente

Você pode sim utilizar uma pequena estante para organizar plantas que não precisem tanto de luz e água. Uma coleção de bonsais, por exemplo. É um truque para ocupar uma parede vazia de seu jardim, ou ainda deixar a sua casa mais charmosa e funcional.

estantes-para-plantas-1

estantes-para-plantas-2

estantes-para-plantas-3

Ocupe o Espaço Embaixo de sua Escada com uma Bela Estante

Diversos projetos famosos mostram uma estante como uma solução para este espaço ocioso em residências amplas. É bem simples de fazer, funcional, e ainda por cima prático para quem deseja tornar o espaço inutilizado para animais e crianças. Para ocupar a escada perfeitamente, é preciso utilizar uma estante feita sob encomenda e da mesma cor de sua escada. Para este projeto a regra da uniformidade se sobressai sobre a regra do contraste. Você não pode dar tanto destaque à uma estante embaixo da escada, agride demais o visual.

Estantes em Quartos são uma Forma de Organizar e Mostrar Seus Itens

É uma ótima pedida para quartos de crianças também. Por que não organizar brinquedos e ainda fazer uma bela exposição dos itens em casa? É funcional, prático e ainda chique para mudar um pouco o uso de prateleiras, comum nestes espaços. É ótimo para quartos de casais também, para deixar de forma exposta itens de uso do dia a dia ou expor uma linda coleção de perfumes. É uma dica para organizar porta retratos e mimos de um casal.

estantes-em-quartos-1

estantes-em-quartos-2

estantes-em-quartos-3

próximos textos