Hidroponia: vantagem e desvantagem

Motivos da hidroponia

Texto da Eng.Agr.Miriam Stumpf.
hidroponia vertical

Vantagens do cultivo hidroponico

O cultivo hidropônico exige menor espaço e a produção de hortaliças e plantas poder ser feita em qualquer lugar, qualquer tipo de clima e em pequenos espaços.
Há quem produza hortaliças em apartamentos neste tipo de cultivo.

girassol hidroponico


A produção é de boa qualidade, com nenhum ou quase nenhum uso de venenos.

As soluções nutritivas comercializadas já vêm com os elementos balanceados, por isto as plantas se desenvolvem plenamente sem deficiências nutricionais.

Em produções comerciais é preciso fazer a rotação de culturas para tornar o solo mais explorado, para minimizar o ataque de pragas.
Temos também maior produtividade, com as plantas não sujeitas ao clima da região.

Em tempos onde o consumo de água pela agricultura é discutido, o cultivo em hidroponia propõe o menor uso de recursos hídricos, sem desperdícios com irrigação e evaporação das águas de regas.

Também os nutrientes não têm desperdícios, pois já vêm dosados para o cultivo específico da produção.

Já foi observado que há maior tempo de conservação das hortaliças oriundas de cultivo hidropônico, não só no comércio, mas também na geladeira doméstica.

Desvantagens da hidroponia

cultivo hidroponico comercial

Para implantação de sistema hidropônico um produtor terá um custo elevado, pois terá de adquirir materiais e equipamentos especiais, próprios para este tipo de cultivo.
Terá de providenciar também um gerador próprio, pois ficar à mercê de falta de energia poderá acarretar grande prejuízo de toda a produção.

É necessário também o controle rígido das soluções nutritivas, a medição diária de nutrientes do meio líquido, que podem causar excessos de salinização comprometendo rapidamente toda a bancada de produção.

O controle de doenças fúngicas e de insetos é uma realidade que o produtor deve ter em mente sempre para evitar a perda das plantas por agentes patogênicos que podem ser introduzidos por diversos meios, inclusive as mãos dos operários.

Ainda é um método caro e as hortaliças deste sistema de produção têm maior preço no mercado consumidor.

A opção de compra deste produto ainda é restrita por pessoas que entendem o método e optam por pagar mais caro pela qualidade.

A seguir: horta hidropônica caseira

Veja tambÉm

  • Horta: o plantio das sementes
  • Calendário de semeadura
  • Sementeiras cobertas

Leia tudo de:
Comentários