Como decorar uma sala pequena ?

É impressionante como os apartamentos estão ficando cada vez menores! Então, estou sempre falando de pequenos espaços – não é falta de assunto. É a necessidade!

Hoje vamos analisar como  simplificar e economizar espaço mantendo a  sala funcional, bonita e confortável. Mágica? Não, só bom senso.

Imaginemos uma situação comum: Você olha uma foto de uma revista (ou do Simples Decoração, aquele blog bacana, rs!) e pensa: “Poxa, queria decorar minha sala assim! Mas não dá! Estas salas de revistas (e blogs, rs!) são sempre tão grandes!!”

Pois vou lhe dar umas dicas para ajudar a adequar as idéias que vc vê nestas revistas à sua realidade. Veja só:

O que a gente faz em uma sala?- Sentamos para conversar, ler, descansar, tomar uma bebida, ver tv, ouvir música, etc. no sofá e poltronas. Então, precisamos de um sofá confortável e apoios para o descanso, a bebida, o livro…Eles devem ocupar pouco espaço, mantendo o conforto. Se temos mais espaço, podemos ter diversas opções funcionais. Se há menos espaço, uma ideía é manter as funcionalidades, mas com menos opções. Por exemplo:

Na foto acima, se temos um cantinho menor que este, podemos, mantendo a funcionalidade: Retirar uma das mesas de apoio e uma das luminárias e trocar o sofá por um que tenha mais espaço útil; Assim teremos menos “informação” e mais área livre.

Outro exemplo: Voce adorou (como eu) esta sala que foi mostrada lá no site da Abril, mas a sua sala é menor que esta.. O que vc pode fazer?  Pode tirar uma das poltronas, por exemplo, e acrescentar, no local da outra poltrona de frente para o sofá, que é bem “espaçosa”, 2 puffs, mantendo o mesmo número de assentos. Ah! e se a sala for menor ainda, pode tirar a mesa de centro e utilizar um dos puffs como apoio (é, vc vai perder um local…mas…) Veja o meu garrancho mal feito abaixo:

Quando eu escrevo aqui sobre utilizar as idéias das fotos não importa que tamanho tenha o seu espaço estou falando tbém disso: Adequar

Outra situação, muito comum: Já reparou que do mesmo jeito que as salas diminuem , as TVs aumentam ? E vc sabe que para ver verdadeiramente bem uma TV há uma distância ideal e que abaixo desta distância vc não vê bem e força a sua visão além do necessário? E, por fim, que a maioria das salas de estar ou TV atuais tem TVs que são muuuuuuuuito maiores do que deveriam? E, olha só esta sala:

A TV é enorme, por isso a área do painel e prateleiras é enorme, a mesa de centro é enorme, a poltrona é enorme. Fica tudo assim compatível com  o tamanho da TV…. Agora vou diminuir esta TV enorme para uma tamanho admissível para uma sala pequena (lá vem outro garrancho da Rosana):

Tá ruim mesmo este garrancho, mas a idéia é: Se minha TV não tem tamanho compatível com a minha sala, além dos problemas óticos que posso ter ainda acabo tendo um elefante (preto, no caso) no meio da sala que não é proporcional ao tamanho desta e dos móveis OU compro móveis grandes como ela e fico batendo canela a vida inteira neles, pois não há local para circular. Vejam que cortei 1/3 da mesa de centro e ela está ainda grande em relação à TV. E a poltrona?… nossa! Agora ela é o elefante (branco) da sala!

Sei que é difícil, para a maioria, não ceder a tentação de comprar a maior tv que o bolso suportar, mas .. Fica a dica.

Fotos dos sites e blogs Tudoedimais, casaabril e alifesdesign (aos quais peço mil desculpas pelas garranchadas cometidas contra suas lindas fotos)

Comentários