Como decorar

 Experimente! Renove seus estofados!

sofa muito confortavel e decorativo

flickr - reiner

  Escrito por Arq. Juliana Rodrigues Fernandes

Tecidos: a escolha

Vamos falar de um assunto muito simples e fácil de aprender: a partir de agora você vai saber escolher cores e tecidos, texturas e maneiras de compor os estofados do seu living e home theater, com almofadas decorativas, mantas, xales e tudo com o maior bom gosto!

Para começar, vamos apresentar os tipos de tecidos que podem ser usados para revestir seu sofá, cadeiras da mesa de jantar, as almofadas, e até uma manta para colocar por cima do sofá:

suede e ultra suede;
- seda;
- algodão;
- fibra de linho;
- chita;
- couro;
- chenili;
- veludo e veludo cotelê;
- algodão, entre outros tecidos.

sofa para um ambiente mais sobrio

flickr- fensterbme

Sofás

Para estofar seu sofá, você pode escolher os tecidos “molinhos” e macios, como, por exemplo, o suede e o ultra suede, que parecem uma camurça; ou ainda, optar por tecidos mais robustos e lisos, como o couro, por exemplo. Um outro tecido que fica muito sofisticado, é o veludo cotelê, e além disso, esse tipo de tecido tem uma textura bastante bonita.

Quanto à escolha das cores do tecido do sofá; você pode usar um tom fechado, ou neutro, e se aproveitar das composições de cores e estampas nas almofadas, além das texturas diferentes. Também fica muito confortável o uso de uma manta para “jogar” sobre o sofá, para protegê-lo durante o dia-a dia, ou simplesmente para incrementar a sua decoração.

Veja abaixo alguns tons de tecido suede, ultra suede e camurça:

- Camurça bege ou cru:

almofada bege

flickr-taniaho

 - Suede roxo, petróleo, cinza:

almofada roxa
           
almofada petrolio
           
almofada cinza
 
flickr-taniaho

Cadeiras e Poltronas

Para as cadeiras, podemos seguir os tecidos escolhidos para os sofás. Será difícil errar na escolha, indo por esse caminho. Ou então, para inovar, pode apostar em tecidos mais brilhantes, como a seda, por exemplo, para estofar as poltronas do seu living. Lembrando sempre das composições de cores e texturas, tome cuidado com os exageros. Se usar tecido brilhante para as poltronas, não coloque muitas almofadas de seda também; escolha tecidos sem brilho para não “carregar” demais seu ambiente.

- Suede listado cinza, branco e vermelho – cabe muito bem em poltronas, para fazer a composição com um sofá em um tom só, numa cor cinza, por exemplo. Neste caso, você pode usar almofadas lisas, mas com texturas que cabem bem no ambiente:

almofada tres cores

flickr - taniaho

continua...

Comentários