bombas de hidromassagem

Instalação de Bombas

de hidromassagem

!

bomba auto-aspirante

Por Instrutor Daniel Ferreira

Pergunta ao Especialista:

    Caro amigo tenho um sistema hidromassagem na minha piscina, queria tirar algumas dúvidas.

1° O sistema possui seis saídas (bicos), qual a potência ideal da bomba (1 ou 1,5 cv)?

2° Na margem da piscina existe apenas um respirador. Caso esta saída seja de acionamento pneumático,como posso garantir que o sistema produza borbulhas ?

3° Onde devem ser instalados os canos que garantem a produção das borbulhas?

4° Como desejo instalar um interruptor existe a necessidade de chave contatora?

   

Respostas:

   

Olá Marcelo Teixeira, falar sobre hidromassagem é sempre     muito interessante, então vou tentar esclarecer suas dúvidas     ao máximo, de acordo com as informações que você me     prestou.

       

   

Primeiro vamos definir o que é uma bomba de hidromassagem, essas bombas tem o funcionamento semelhante às bombas d’água comuns, porém são modelos mais simples, não trabalham em grandes alturas manométricas (altura para conduzir a água) e também não necessitam proporcionar grandes vazões simplesmente por estarem instaladas diretamente nas banheiras de hidromassagem, são bombas que não exigem grandes potências possibilitando assim serem fabricadas de forma geral com um material menos resistente.

Geralmente as bombas de hidromassagem tem o seu bocal de sucção desnivelado (mais abaixo do centro) impedindo que a água se acumule no seu interior ou a bomba de hidromassagem também pode ser autodrenante (impede o acúmulo de líquidos em seu interior), esses dois sistemas ajudam a evitar a manutenção constante deste equipamento.

As bombas de Hidromassagem são Bombas Centrífugas Auto Aspirante o que quer dizer que não necessitam de escorva (retenção de uma quantidade de água na tubulação de sucção) por isso são utilizadas no sistema de hidromassagem.

piscina + hidromassagem

- Resposta 1°:  

  Em primeiro lugar é interessante que essas saídas (bicos) fiquem em um pequeno espaço dentro da piscina para proporcionar a sensação de hidromassagem, observe na figura abaixo que apesar da piscina ser grande as saídas da hidromassagem ficam instaladas em um lugar separado, pois quanto menor ele for, maior é a sensação de hidromassagem.

Piscina com Hidromassagem

Qual é a melhor Bomba ?

Em relação à potência da bomba, geralmente no catálogo do fabricante da bomba vem informando quantos bicos de hidromassagem ele pode alimentar, porém eu posso te indicar uma marca ao qual eu utilizo e estou muito satisfeito, que é a bomba centrífuga auto- aspirante para Hidromassagem Dancor com a potência de 1,5 cv (cavalo vapor), no seu caso você tem algumas possibilidades de escolha, como:

bomba dancor
      
bomba de hidromassagem
      
bomba de hidromassagem dancor

Você pode utilizar qualquer um desses três modelos desde que a sua potência seja de 1,5 cv (cavalo vapor) que geralmente consegue alimentar até sete saídas, ou seja, uma saída a mais além do que você precisa.

Todos esses modelos estão disponíveis para a tensão de 127 v (volts) ou para voltagens superiores.

continua...

Atenção: O FazFacil dispõe em suas paginas "sugestões e dicas" para que voce saiba como resolver, fazer ou ver se esta sendo bem feito.
Porém, voce deve sempre se fazer acompanhar por um bom profissional da area, afim de calcular as necessidades exatas para o tipo de coisa que esta pretendendo executar ou mandar fazer, evitando assim possiveis prejuizos ou acidentes.
Caberá aos interessados tomar os devidos cuidados e fazer seus testes antes de utiliza-las.
As informações aqui contidas são meramente informativas.

Antes de usufruir de nossos conteudos leia atentamente nosso Termo de Uso.

Veja tambÉm

  • Fios Eletricos
  • Eletrodutos
  • Hidraulica Boias

Comentários